O objetivo desta ação da Brainstorm - Associação Portuguesa de PHDA é alcançar 3.000 membros, para, dessa forma, poder pedir o estatuto oficial de Associação de Utentes de Saúde.
Este estatuto irá dotar a associação de um conjunto de direitos legais que lhe permitirão, entre outras coisas:
representar os interesses das pessoas com PHDA junto das entidades de saúde públicas e privadas;
ter voz ativa em consultas públicas, comissões de saúde e debates sobre o sistema de saúde;
colaborar com organismos governamentais em processos legislativos e na elaboração de políticas públicas de saúde e, posteriormente, acompanhar a sua execução;
ter acesso a recursos públicos (p. ex. tempo de antena em rádio e tv).
Não. Para este processo de pré-inscrição, e uma vez que a associação está na sua fase inicial, oferecemos as quotas durante este período. Quando, no futuro, esta situação for alterada, não só toda a informação necessária será enviada antecipadamente, como a inscrição pode ser cancelada sem qualquer entrave.
Sim. A qualquer momento se pode solicitar o cancelamento da inscrição.
Sim. A associação pretende representar todas as pessoas interessadas na causa PHDA, sejam elas diagnosticadas, cuidadores, amigos, profissionais de educação ou saúde, ou que, gostando do projeto, queiram apoiar a causa.
O projeto da associação organiza-se em diferentes áreas de atuação:
Saúde (promover a literacia em PHDA a profissionais de saúde diversos com programas de formação, workshops e eventos).
Educação (promover o conhecimento e melhores práticas para a inclusão e apoio de PHDAs nas escolas e universidades).
Parentalidade (apoio e promoção de conhecimento sobre o tema às famílias).
Trabalho (awareness, promoção de conhecimento e programas de inclusão voltados para a diminuição de estigma e equidade de profissionais PHDAs em ambiente laboral).
Política (intervenção junto do Estado para conseguir a criação, implementação e adaptação de legislação que seja relevante em particular para pessoas com PHDA).
Para mais informações, ver os objetivos da associação.
A Brainstorm pretende ser um projecto de referência na área da PHDA, e, por isso, desde cedo se pautou por 3 aspectos fundamentais:
Credibilidade - Para garantir que trabalha com base no melhor conhecimento técnico-cientifico, a associação tem um conselho consultivo composto por profissionais especializados em diferentes áreas relevantes para a PHDA, como psiquiatria, psicologia ou investigação (ver quais aqui);
Parcerias estratégicas - Para cumprir o objetivo de se criar um projeto realmente ambicioso, a Brainstorm conta com o apoio de parceiros especializados, sendo que cada um é referência na sua área de atuação (ver quais aqui).
Rigor - A Brainstorm baseia o seu trabalho em informação assente em evidência cientifica.